top of page

Conhecendo a região oceânica de Niterói | Maravilhas escondidas do turismo no estado do Rio de Janeiro


Que o Rio de Janeiro não é só praia nós já sabemos. Suas calçadas características

transpiram boemia, cultura e aquela bossa que te convida a ficar o dia todo na rua, de tanto

que há pra se ver e se emocionar. Mas se dissermos que essa energia contagiante vai

muito além dos botecos charmosos, praias e destinos turísticos conhecidos? Continue lendo

esse artigo que vamos te levar para conhecer um pouco mais as surpresas que o outro lado

da Baía de Guanabara reserva para aqueles que querem explorar as maravilhas naturais do

nosso Brasil e do estado do Rio de Janeiro. Vamos para Niterói, antiga capital do estado da

Guanabara, que abriga em sua região oceânica opções incríveis para curtir muita natureza

e admirar o melhor pôr do sol da região. Bora passear? Antes disso, quando forem visitar a região, estão convidados a ficarem na pousda Pé Nareia Suítes, localizada na orla da Praia de Itaipuaçu!



Melhor que Itacoá não há!

Itacoatiara, a queridinha de Niterói, uma das mais bonitas do Brasil


Cercada por restinga, montanhas e pedras de uma Mata Atlântica ainda preservada, a praia de Itacoatiara tem 700 m de águas azuis, cristalinas e hipnotizantes. Por ser mar aberto, é conhecida pelos surfistas que curtem suas ondas, que podem chegar a 3 m de altura. Mas calma! Apesar de abrigar campeonatos anuais de surf e bodyboarding que recebem grandes nomes do esporte nacional e internacional, a maior parte do ano suas ondas são mais atrativas para os banhistas que só querem curtir um mergulho no mar e interagirem com a galera jovem e descolada que frequenta as areias do lugar. 


Sua extensão é conhecida como praia grande, com ondas mais agitadas que requer cautela do visitante às recomendações dos guarda-vidas presentes no local. Após a pedra do Pampo tem a “prainha”, pedaço de mar protegido pelas pedras. Aqui é o local onde se pode curtir com bastante tranquilidade a piscina de água cristalina que se forma entre as pedras. Normalmente é o local escolhido por famílias com crianças pequenas e o pessoal que não gosta de muitas ondas. 


Não sabemos se é o surf, recentemente Itacoatiara recebeu o campeonato de Big Waves, ou a abundância de natureza preservada ao redor, mas Itacoatiara parece mexer com nossa vibe mais praiana. Aqui na pousada, adoramos passar um dia curtindo o visual que as pedras tem quando se misturam com o mar azul e sua espuma branca, enquanto aproveitamos o delicioso mate gelado, patrimônio do Rio de Janeiro, e o icônico sanduíche natural do Marcelo que só tem em “Itacoá”.

Pra fechar o dia na praia, você pode passar na lanchonete mais badalada da região e comprar um italiano gigante (alerta niteroiense: é assim que se chama o famoso salgado de presunto e queijo por esses lados da baía de Guanabara, joelho é só o do corpo humano mesmo), acompanhado de um delicioso açaí (alô galera que ama açaí!).


  • Mar, céu azul e trilha na Mata Atlântica

    Mas não é só pelo mar que a queridinha de Nikity City é conhecida. O bairro de Itacoatiara é ponto de partida para uma das principais trilhas da cidade, a da Pedra do Costão e da Enseada do Bananal, caminhos pertencentes à Serra da Tiririca. Localizada entre os municípios de Niterói e Maricá, a Serra da Tiririca guarda um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na região, sendo um reduto de biodiversidade preservado, um verdadeiro patrimônio natural brasileiro, recebendo por isso o status de “reserva mundial da Biosfera” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A vista do topo do Costão de Itacoatiara é incrível! Você vai ver os principais pontos turísticos do Rio, a lagoa de Piratininga, a orla de Niterói... A trilha é de 30 minutos e o nível de dificuldade é médio, porque logo no início tem uma parte mais íngrime. A trilha é aberta, caprichem no protetor solar, em roupas leves, tênis e água. Como a praia de Itacoatiara fica ao lado da trilha, leve sua roupa de banho para um pós-praia de respeito.



No mesmo acesso do Parque Estadual da Serra da Tiririca há também a trilha da Enseada do Bananal, de nível fácil, com trajeto de 1,7km. Trajeto de 1h30min, ida e volta. Você consegue fazer as 2 trilhas no mesmo dia, se tiver disposição e tempo.

  • Serviços no local

Não há banheiro na trilha, então se organize para ir antes. A praia, que fica bem ao lado, conta com ambulantes e aluguel de barraca e cadeira. Na calçada tem vários quiosques com diversidade de comidas, bebidas e até música ao vivo no fim da tarde para curtir um sunset. Para estacionar o carro, é preciso chegar cedo pois as vagas são nas ruas do bairro, que não é muito grande. Fique atento para não parar em frente às garagens e ter seu carro rebocado. Nossa dica é ir em dias de semana ou chegar cedo aos fins de semana, quando costuma ter mais movimento.


Devagar, devagarinho |  Itaipu nos convida a curtir o dia com a família e assistir o pôr do sol


“Minha jangada vai sair pro mar, vou trabalhar, meu bem querer…” como se ao som do mestre Dorival Caymmi, somos recebidos ao chegar na vila de pescadores às margens da praia de Itaipu. Lá podemos encontrar todo o charme que apenas um local que preserva suas raízes, sua cultura e sua identidade nos reserva. Caminhamos por entre suas vielas coloridas, cheias de artesanatos locais para enfim tocar nossos pés na areia, que nos brinda com mais um visual encantador da região oceânica de Niterói. Separada pelo Morro das Andorinhas da praia de Itacoatiara, suas areias se encerram no canal da Lagoa, onde depois se inicia a praia de Camboinhas.



A praia de Itaipu tem aproximadamente 1.000m de extensão e, das praias da região, é a que costuma ter as águas mais calmas por se tratar de uma enseada. Por isso, é a praia que mais atrai famílias com crianças, amantes de stand up paddle e entusiastas da culinária com peixes e crustáceos (olha nós aqui!). Além disso, é comum ver escunas, lanchas e iates ancorados por ali também.


  • Sombra, água fresca e pôr do sol deslumbrante

Das coisas que mais gostamos de Itaipu é que não conseguimos sair cedo de lá! Sério! A possibilidade de buscar uma sombrinha debaixo das árvores, enquanto vislumbramos a marola calma das águas e, de vez em quando dar um mergulho no mar…Sem falar na abundância de restaurantes e quiosques que nos recebem com deliciosos pratos com peixes fresquinhos, pescados ali mesmo pelos pescadores locais.


Mas, como dissemos, somos do time “apreciar com calma as maravilhas de Itaipu”. Aqui, nós gostamos de iniciar comendo um milho cozido, que fica logo na entrada do estacionamento, depois de ir direto comer o pastel de camarão servido no Bar do Paulinho (um dos mais antigos da praia, um clássico), enquanto a prosa rola devagar até o Sol se pôr. Sério, você não gostará de perder essa experiência. Dizem que é um dos melhores pôr do Sol de Niterói. E concordamos! Dali se vê a silhueta do Rio de Janeiro engolindo o Sol que vai alaranjando o céu e acalmando a cidade.



  • Praia, gastronomia, cultura e preservação

A  beleza natural de Itaipu é inquestionável, mas aquela bossa que nos faz curtir ainda mais o lugar é a riqueza cultural que uma antiga colônia de pescadores bravamente ainda na ativa nos proporciona. No canto da praia, temos o Museu de Arqueologia de Itaipu, que abriga diversos artefatos produzidos por povos que moraram ali antes da chegada dos portugueses em 1500. Além do acervo, o próprio local é fascinante e reflete nossa história. O museu fica nas ruínas remanescentes do antigo Recolhimento de Santa Teresa, fundado em 1764. Moradia de muitas tartarugas marinhas, Itaipu foi o local que deu início ao Projeto Aruanã, pesquisa que monitora a população de tartarugas verdes da região e colabora com a conscientização ambiental. No instagram deles pode-se acompanhar a rotina deles e quem sabe até dar sorte de assistir ao vivo as tartarugas capturadas seguindo seu caminho pro mar.



Vamos preservar!

Vale sempre lembrar que esses paraísos à nossa disposição em plena cidade precisam ser cuidados por todos nós! Vá a praia, faça sua trilha, divirta-se! Ao final, recolha o lixinho gerado e descarte-o em pontos de coleta apropriados. Juntos podemos preservar nosso meio-ambiente e curtir muito ainda essas maravilhas!


Hospede-se na pousada Pé Nareia Suítes e visite lugares incríveis que vamos indicar sempre!



Av. Beira Mar, lote 13, quadra 105
Praia de Itaipuaçu, Maricá RJ 24936-520  |  (21) 97702-9254
CNPJ 46.853.150/0001-49 
Pé Nareia Suítes 

  • Whatsapp
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon

Receba descontos e informações

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Hotel Salinger. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page